• Twitter Dinheirologia

  • Dinheirologia = Ciência

    - SE QUISER PESQUISAR SOBRE ALGO NO BLOG, BASTA PESQUISAR NESSA CAIXINHA ACIMA! - Sejam bem vindos ao meu Blog! Este Blog trata sobre a ciência de como ficar rico. Isso a partir de minhas experiências reais, com erros e acertos, portanto o que escrevo num post hoje, poderá ser analisado como uma decisão errada amanhã! Esse é o ponto negativo, mas de positivo tem o fato de que este Blog não fica só na teoria! Isso é raro! Descrever sobre o caminho é fácil, o difícil é trilhá-lo!
  • Nuvem de Tags

    Empreendedorismo Empresas Estratégia Lucro Real Migração Simples Nacional Tributação Wordpress
  • julho 2009
    S T Q Q S S D
     12345
    6789101112
    13141516171819
    20212223242526
    2728293031  

Como Se Livrar das Dívidas

Pessoal, esse post é bem básico.

Básico sim, mas totalmente relevante.
Há pouco tempo atrás, estava dando dicas para uma pessoa muito querida da família, que havia se afundado em dívidas. Seu marido devia muito em financiamento de bens, cheque especial e cartões de crédito.
Às vezes, para quem está vivendo essa situação, parece que se está sozinho num buraco sem fim e sem saída, mas não é bem assim.

Como disse, nessa época estava dando dicas e bolando estratégias para que ela saísse do buraco e agora, “… ah como o mundo dá voltas…”, eu estou nessa situação!
Quem lê o Blog sabe que saí daquele péssimo negócio totalmente endividado, mas graças a Deus e à educação financeira, após um pequeno período de depressão, consegui ajustar tudo.

Passo Número 1:
– Verificar quais dívidas acumulam mais juros.
Verifique isso e classifique essas contas em ordem, da que tenha os juros mais altos, até as que não se paga juros. Pague nessa mesma ordem.

Passo Número 2:
– Calcular seu patrimônio líquido.
Contabilize todos os seus bens e dívidas e veja se sobra alguma coisa. Se sobrar, talvez dê pra vender alguma coisa e quitar as dívidas. Mesmo que seja sua casa, VENDA! Sim sou radical, mas resolvo!

Passo Número 3:
– Calcule o seu Fluxo de Caixa e identifique o que faz parte de seus Ativos e Passivos, como abordei NESSE TÓPICO e NESTE OUTRO TÓPICO! Depois que fizer isso, saberá o que te rende dinheiro e o que te tira dinheiro. Qual a lógica??? Desfaça-se do que lhe tira dinheiro!

Passo Número 4:
– Negocie suas dívidas e não deixe que seus credores cobrem juros em cima dos juros.
Muitos acham que os credores não fazem isso, mas eles fazem! Negocie ao máximo, faça propostas bem baixas, quase absurdas e divida o mínimo possível. Mostre sua disposição em pagar a dívida, mas mostre também que você não é criança e por isso não deixará ninguém te extorquir!

Passo Número 5:
– Aproveite que fez todas essas contas, pare de gastar e comece a investir assim que possível!

Deixe um comentário