• Twitter Dinheirologia

  • Dinheirologia = Ciência

    - SE QUISER PESQUISAR SOBRE ALGO NO BLOG, BASTA PESQUISAR NESSA CAIXINHA ACIMA! - Sejam bem vindos ao meu Blog! Este Blog trata sobre a ciência de como ficar rico. Isso a partir de minhas experiências reais, com erros e acertos, portanto o que escrevo num post hoje, poderá ser analisado como uma decisão errada amanhã! Esse é o ponto negativo, mas de positivo tem o fato de que este Blog não fica só na teoria! Isso é raro! Descrever sobre o caminho é fácil, o difícil é trilhá-lo!
  • Nuvem de Tags

    Empreendedorismo Empresas Estratégia Lucro Real Migração Simples Nacional Tributação Wordpress
  • dezembro 2009
    S T Q Q S S D
     123456
    78910111213
    14151617181920
    21222324252627
    28293031  

Custos e Despesas versus Retornos

É algo que venho pensando a alguns dias.
Pedi a minha tesoureira que me apresente todo o Passivo da empresa e quando digo Passivo, não me refiro ao significado contábil do negócio e sim a algo mais amplo e um pouco diferente, no caso o método de Kiyosaki de diferenciar Ativos e Passivos.

Pedi um relatóro com essas informações porque quero analisar se a empresa, depois do crescimento que tivemos em 2009, continua seguindo meus princípios de ter cada Passivo transformado em Ativo e se por um acaso houver algum Passivo imutável, este não pode corresponder a mais que 15% o patrimônio e nem pode gerar mais despesas que 3% em relação às receitas (A essa última “regrinha” deve-se analisar antes o Fluxo de Caixa para ver se estes 3% se encaixam).

Vamos dar um exemplo prático:
A empresa tem 100 mil reais de patrimônio.
Destes, 70 mil são Ativos, que geram receita para a empresa de no mínimo igual a inflação.
Os outros 30 mil são Passivos, que geram apenas despesas para a empresa, ou então rendimentos abaixo da inflação.
Os Ativos (70 mil) geram 150 mil de receita mensal para a empresa.
Os Passivos geram 5 mil reais mensais de despesas.

Claro que se trata de um exemplo bem básico, pois eu teria que fazer uma análise de cada conta verificando o custo e o retorno da mesma, descontando ainda a inflação.
Mas de forma básica, de acordo com meus princípios, eu teria que transformar alguns itens do exemplo acima:
Teria que transformar 15 mil de Passivos em Ativos, ou então me desfazer deles.
E teria que reduzir as despesas geradas pelos meus Passivos em 500 reais, que provavelmente seria subtraido automaticamente quando diminuisse meus Passivos.

Simples assim!
Na prática não é tão simples e quanto maior a empresa, mais complexo fica, mas é algo bem básico que você não pode perder o controle.
Creio que foi por isso que tomamos uma porrada no Fluxo de Caixa aqui.
Não espere tomar uma porrada você também! Corra lá pro excel e use essas regrinhas.
Se quiserem, eu explico mais detalhadamente como fazer, mas acho que já dá pra entender e desenvolver assim.

Fonte: Dinheirologia

Deixe um comentário